Franquia Boticário: Qual o Valor? Como funciona?

O Boticário é sem dúvida uma das marcas mais conhecidas no ramo de saúde, beleza e bem estar. É um comércio de cosméticos e perfumaria que está há mais de 35 anos nesse sistema que franquias fazendo sucesso pelo país. E, por conta de toda essa bagagem, abrir uma franquia desse grupo talvez seja uma boa oportunidade de negócio.

E é o que vamos ver no decorrer do post!

Modelos de franquias

Existem dois tipos de franquias disponíveis da rede: Quiosques e lojas. E além do espaço, que como sabemos irá diferir de um quiosque para um loja, seja ela na rua ou em um shopping por exemplo, existe um outro detalhe a ser levado em consideração durante a escolha do modelo da sua franquia.

As lojas estão isentas dos royalties, enquanto que para os quiosques existem os royalties mensais de 38% em cima das compras que foram realizadas. Nesse caso, um estudo mais aprofundado se fará necessário na hora da decisão.

Valor da franquia

Como falamos, existem dois modelos de franquias da Boticário. No caso do Quiosque o investimento começa em aproximadamente R$ 110.000,00 e no caso da loja tradicional o investimento inicial fica entre R$400.000,00 a R$500.000,00.

Além desse valor inicial, é necessário ter capital suficiente para garantir o estoque (existe uma compra mínima mensal) e a manutenção da loja por alguns meses. Já que o prazo de retorno é um pouco acima da média do que vemos no mercado. No caso dessa franquia o prazo é de aproximadamente 18 a 36 meses.

Lucro de uma loja O boticário

A receita média de uma loja tradicional fica em média entre R$ 70.000,00 a R$ 100.000,00, ou seja a lucratividade prevista varia entre 8% e 10% da receita bruta.

Requisitos

Um ponto a ser levado em consideração é que além de dispor de um valor elevado no início, outros requisitos serão necessários para adesão dessa franquia como:

  • Experiência mínima de 12 meses no setor de varejo;
  • Graduação da área de gestão de negócios ou similares.

Sem contar na dedicação integral ao negócio,  aptidão para gerir um modelo já estabelecido, identificação com o ramo de beleza e caso não tenha experiência com ferramentas digitais, o interesse em aprender será um bom diferencial.

E caso você atenda a esses requisitos, o primeiro passo é realizar o preenchimento de um formulário disponibilizado no site da marca e após isso entrarão em contato para que seja marcado uma reunião.

E nessa reunião será entregue a COF (Circular de Oferta e Franquia), que é um documentos onde possui as informações detalhadas sobre a empresa, como por exemplo o faturamento. Após isso, será necessário realizar diversas análises, dentre elas o do local, público e até mesmo design da loja.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Marca com história consolidada e chances mínimas de falência;
  • Modelo de negócio já aceito pelos clientes;
  • Ausência de royalties no caso das lojas tradicionais;
  • Ampla variedade de produtos;
  • Alto percentual de lucro.

Desvantagens

  • Exigência de formações específicas e experiência no ramo;
  • Investimento alto;
  • Prazo de retorno maior que a maioria;
  • Concorrência.