Quanto Custa a Franquia do Mc Donald’s?

Como sabemos, o ramo alimentício é altamente lucrativo e está sempre em ascensão. E a marca do Mc Donald’s, sendo a maior rede fast-food do mundo, se apresenta como uma opção bastante relevante para quem está pensando em abrir uma franquia.

A rede possui mais de 36 mil lojas espalhadas pelo mundo, e com isso já concluímos que o sucesso é garantido.

Como se tornar um franqueado

Além do valor do investimento que falaremos mais pra frente, para se tornar um franqueado dessa grande rede é necessário passar por um longo processo.

O primeiro passo é enviar o currículo para a Arcos Dourados para que analisem se o seu perfil está de acordo com os requisitos da marca e responder a um questionário.

Passado essa fase, o interessado participará de um treinamento que durará em média 36 semanas para que entenda como funciona a rotina do restaurante e se habituar com a gestão.

E só depois disso poderão discutir sobre localização e por fim realizar a assinatura do contrato.

Perfil do investidor

Como vimos, existe um processo relativamente longo para quem deseja se tornar um franqueado, mas, engana-se quem acha que é só isso. Além de todo esse tempo de entrevistas e treinamentos, existe alguns critérios para que investidor consiga de fato realizar esse investimento.

Como você pode imaginar, ter capacidade financeira alta é uma das coisas mais importantes se tratando de uma franquia desse porte. Mas, para além disso, é necessário também que tenha uma experiência em gestão e se dedicar exclusivamente a loja.

E mais, residir na mesma cidade em que a loja será aberta é um dos critérios a serem seguidos.

Vantagens e desvantagens

  • Vantagens

Por ser uma empresa conhecida mundialmente e já ser consolidada no mercado, os seus clientes também já estão fidelizados. E isso é muito importante para que o faturamento seja alcançado mais rápido.

Uma outra vantagem é que o suporte dado pela marca é contínuo, dessa forma você estará sempre em atualização. E o principal, que é a baixa possibilidade de fracasso.

  • Desvantagens

Mas, como nem tudo são flores, existem alguns pontos a serem considerados. Como o valor alto de investimento, o processo para aquisição que é bem criterioso e o tempo de retorno que é um pouco maior que a média.

Além dos custos mensais que é necessário colocar na ponta do lápis, como o pagamento dos royalties e a taxa de publicidade.

Quanto custa

O valor a ser investido irá variar de acordo com o modelo de franquia a ser escolhido.

  • Restaurante (Praça de alimentação de Shopping): Nessa opção, o investimento inicial é de R$ 2.670.000,00. Ideal para quem deseja usar a grande movimentação dos shoppings ao seu favor.
  • Loja física em terro próprio (Loja de rua): Já aqui o valor inicial é de R$ 5.000.000,00. O perfil de quem escolhe esse tipo de loja, é quem busca uma presença imponente.

Sem contar no valor dos royalties e taxa de publicidade, que custam 5% e 4,3% do faturamento respectivamente.

Ah! Um detalhe a ser mencionado é sobre a famosa franquia de sorvetes do Mc, aqueles quiosques que comumente encontramos em shoppings, não podem ser adquiridos sem que tenha uma loja maior.

E apesar de ambos obrigatoriamente estarem vinculados um ao outro, o espaço físico não precisa ser o mesmo. Por exemplo, você pode ter o restaurante no primeiro piso de um shopping, e o quiosque de sorvete no segundo piso, entendeu? Isso, é claro, custando um valor a mais.

Valor esse que gira em torno de R$ 350.000,00.

Faturamento

O faturamento médio mensal vai variar entre R$ 80.000,00 a R$ 560.000,00 a depender do tipo de investimento e do potencial de vendas do local. E é por conta disso que se tornou uma opção para muitos empresários.

O seu tempo de retorno dura geralmente 60 meses, o que é um pouco alto em relação a outros tipos de franquia. Mas, que já é compensado pelo lucro que se obtém.